Logotipo Winsig

Estudo PHC

2015-09-15

A fabricante portuguesa de software, PHC, apresentou as conclusões de um estudo sobre a utilização de software em empresas do tecido industrial e produtivo em Portugal. A apresentação dessa análise, que teve como base o comportamento de 200 empresas portuguesas do setor metalomecânico, decorreu no evento Manufactor Day, em Espinho e contou com a participação de cerca de 150 empresários.

O estudo espelha, por exemplo, que 98% das empresas já utiliza algum tipo de software de gestão - um dado que demonstra a importância e relevância deste tipo de software nos processos de gestão das empresas portuguesas. Outro dado relevante é que cerca de 52% das empresas do ramo industrial e produtivo já fizeram o upgrade de um software de gestão para um software de gestão de produção.

Outra das conclusões do estudo, que se debruçou sobre a gestão de produção industrial em Portugal, aponta para o benefício da utilização de um software de gestão de produção - por parte das empresas que atuam neste setor - em deterioramento da utilização de um software de gestão generalista. Esses benefícios traduzem-se numa maior competitividade das empresas, prazos mais curtos no que toca à entrega de produto e valores mais altos no Índice de Eficiência Geral do Equipamento.

?O estudo permite-nos concluir que o software de gestão de produção - quando utilizado por empresas do ramo industrial - melhora a produtividade, controla melhor os prazos de entrega de produto e torna processos como o controlo e análise de stocks mais eficazes. Foi com agrado que concluímos também que o PHC CS Manufactor obteve resultados superiores aos da concorrência, no que toca ao índice de satisfação sobre a facilidade com que as empresas alteram o seu plano de produção. O mesmo aconteceu no índice de satisfação sobre a facilidade com que as empresas conseguem obter dados do software, o que indica que os clientes PHC estão tirar partido da nossa solução de indústria?, afirma, em comunicado, Céu Mendoça, diretora de vendas da PHC.

Outra das conclusões que comprava as diferenças entre um e outro software é o facto de 61% das empresas que conseguem completar entregas no prazo pedido pelo cliente, possuírem um software de gestão de produção, versus os 58% de empresas que cumprem esse parâmetro, quando apenas possuem um software de gestão.

A atribuição de prioridades a produtos e ou ordens de fabrico é também outro dos fatores muito importantes na vida de uma empresa deste ramo. Neste campo, 92,5% dos utilizadores de um software de gestão de produção conseguem realizar este processo e priorizar as atividades sem dificuldade - o que se traduz numa redução de custos para a empresa e no aumento do cumprimento dos prazos de entrega. Relevante é também o facto de 100% dos utilizadores do PHC CS Manufactor conseguirem atribuir prioridades a produtos e/ou ordens de fabrico.

Céu Mendonça refere ainda que ?é notória a diferença entre um software de gestão e um software de gestão de produção e o mercado já começa a entender isso. A aquisição deste tipo de ferramenta é uma necessidade cada vez maior nas empresas direcionadas para a atividade produtiva.?.

Além da apresentação do estudo, o PHC Manufactor Day contou ainda com a demonstração do PHC CS Manufactor, a apresentação de casos de estudo de clientes PHC e com a presença do diretor de inovação disruptiva da Sumol+Compal, João Castro, como Keynote Speaker do evento.

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Casos de Sucesso

Plastifa, um caminho de crescimento e inovação

2024-02-26

  A Plastifa teve um início modesto, com apenas duas máquinas de injeção, mas a qualidade dos produtos e a visão de futuro de Manuel Carvalho, diretor-geral, elevou o nome da empresa nos mercados nacionais e internacionais. Conheça a...

Casos de Sucesso

Grupo GR360 Flooring Systems: Gestão sólida e otimizada

2024-02-16

O grupo GR360 Flooring Systems iniciou a sua atividade em 1999 e é composto, atualmente, por nove empresas que se dedicam à engenharia e desenvolvimento de sistemas de pavimentos industriais e à sua manutenção preventiva. Trabalham em várias...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020