Logotipo Winsig

Entrevista com o Pedro Nogueira, criador do WIN Portal do Cliente para Lojas Online B2B! (Parte 1)

2021-01-07

Uma loja online B2B é um vendedor que não dorme. 

“É um profissional sempre disponível para receber encomendas, mostrar o catálogo, oferecer e negociar o preço conforme a relação (mais ou menos próxima) com o cliente empresarial.”

É assim que Pedro Nogueira, responsável de desenvolvimento WEB na Winsig, olha para o WIN Portal do Cliente

Se trabalha com o PHC e precisa de um e-commerce focado no B2B, é com este programador e restante equipa que vai acertar os requisitos, as regras do negócio e o layout que quer para a sua loja online. 

Porque se a pandemia paralisou o comércio físico, acelerou os negócios e as comunicações digitais. Atualmente, 60% das empresas portugueses já têm uma loja virtual. 

Um salto gigante em apenas um ano. 

Descubra nesta entrevista com o consultor Winsig como foi criada a plataforma B2B, o que pode fazer pelo seu negócio e os custos de implementação

 

A Loja Online B2B digital vem substituir o representante de vendas? 

 

 

Antes do comércio eletrónico, trocavam-se cartões de visita, combinavam-se reuniões e os acordos comerciais eram feitos em ambiente offline.  

Este tipo de relação ainda existe. 

Mas uma parte significativa das interações, pesquisa e compra de produtos ou serviços entre empresas (B2B) transitou para o meio digital.

O comercial passou a ser um canal para os compradores e não “o” canal. 

É uma realidade que o programador, que trabalha na Winsig há 7 anos, tem vindo a constatar quando um cliente contacta a consultora e procura saber como é que o WIN Portal do Cliente funcionaria para a sua empresa. 

Pedro Nogueira atesta que esta solução chave-na-mão é mais que uma loja online. Oferece às empresas os componentes de gestão e suporte ao cliente. 

 “Criámos a plataforma WIN Portal do Cliente para responder às necessidades dos nossos clientes B2B que precisam de vender os seus produtos online, automatizar os processos de compra e venda, mas também de gerir os seus procedimentos internos com maior eficiência”.  

Atualmente, existe um maior apetite pelas compras online neste setor com vários estudos a apontar no mesmo sentido. 

Os clientes B2B começam com uma pesquisa online e preferem fazer as suas compras numa empresa com loja online. Trata-se de um consumidor empresarial, experiente nos meios digitais e que quer estar no controlo da informação.

 

 B2bnumerosweb

Legenda: Comportamento de Compra dos Clientes B2B

 

Apesar dos dados se reportarem à realidade norte-americana, o mundo atual enfrenta um desafio comum. A pandemia obrigou a acelerar a transformação digital e a privilegiar as transações feitas pela internet, sem contacto físico. 

E há outro elemento relevante. 

A personalização associada à conversa com um representante de vendas ou comercial mantém-se no online. Continua a ser possível individualizar as ofertas aos clientes B2B e adaptar os preços consoante os compradores (uma das features do WIN Portal do Cliente). 

Para simplificar a gestão da loja e da própria organização, é preciso que o e-commerce e o software de gestão funcionem em sintonia. 

"WIN Portal do Cliente foi desenvolvido para um cliente específico, mas pensado de forma estratégica"

O cliente empresarial da Winsig já trabalha com o software de gestão PHC, mas ainda não tem uma loja online onde expor os seus produtos e realizar transações eletrónicas via internet. 

É um profissional que percebe a urgência e as vantagens de transitar para o digital. Que está a par dos avanços na área, mas quer iniciar o processo com o pé direito, integrando todas as componentes do negócio. 

Foi este o desejo expresso pelo cliente que, em 2013, detinha uma rede de clínicas dentárias no país. 

O seu principal problema? 

Vender online e gerir de forma integrada os inúmeros processos e intervenientes do negócio (médicos dentistas, enfermeiros e outros profissionais). 

 “Quando foi desenvolvida, foi um projeto específico para aquele cliente. Mas desenvolvemos a plataforma já a pensar na integração com o PHC - é o trabalho mais importante no nosso departamento”

O responsável de desenvolvimento Web na Winsig explica que a base de dados da plataforma é a mesma do PHC (em SQL) e que a loja online foi desenvolvida em ambiente Windows - que é como funciona o ERP PHC. 

Devido à integração que já havia, a equipa de programadores conseguiu, facilmente, adaptar a plataforma para websites. 

 

Integração de dados e regras de negócio entre o WIN Portal do Cliente e o PHC 

 

A integração é um elemento diferenciador. Na verdade, a única forma de manter a informação centralizada, consistente e sempre disponível. 

Quando o cliente empresarial tem uma loja online independente, surgem problemas, por exemplo, quanto ao processamento de pedidos e monitorização dos stocks

 “Quando os dados críticos de pedidos não são sincronizados entre sistemas, o cliente perde horas com a entrada manual de dados, o que pode levar a enganos nas previsões de entrega ou envio de encomendas erradas”. 

Com a solução da Winsig, o cliente pode, inclusive, ter várias lojas com o mesmo ERP. 

Quando se perguntou ao programador quais as mais-valias do WIN Portal do Cliente, enumerou uma panóplia de benefícios que podem ser consultados na página oficinal, mas destacou os que considera mais relevantes:

 

Portalclientevantagens

 

O programador refere ainda o acesso rápido à área pessoal onde o cliente tem as contas correntes e consegue consultar toda a informação

A plataforma contempla ainda a parte dos pedidos de assistência técnica, suporte, cotação e orçamentação. Os clientes conseguem realizar pedidos e receber logo no PHC. 

 “Se no PHC o cliente tiver outros processos internos,
também conseguimos, do lado do Portal do Cliente,
integrar todos os procedimentos e rapidamente desenvolver e customizar à medida dos requisitos do negócio”.

Quanto ao design, o consultor explica que a equipa de programadores adapta a plataforma até ao ínfimo pormenor. “Os layouts são personalizáveis, adaptamos ao que o cliente deseja e em conformidade com a sua marca”. 

Para demonstrar este nível de personalização, o responsável de desenvolvimento WEB mostrou alguns exemplos. 

 

Portefólio de Clientes que trabalham com o WIN Portal do Cliente

 

A Office Link é uma referência nacional na compra de material de escritório e escolar para PMEs, Profissionais e Particulares.

Um dos requisitos da empresa na criação do seu e-commerce era a experiência do utilizador. Queriam montar uma loja online com um processo de compra simples e rápido. 

A equipa de Pedro Nogueira concretizou o solicitado. 

Todo o processo de compra, desde a pesquisa, escolha dos artigos, comparação de produtos, até às informações sobre o envio e a receção da encomenda, é feito e pode ser consultado na plataforma. 

A loja B2C da Office Link permite ao cliente empresarial: 

  • Ver o preço dos artigos c/ e s/ IVA  

Precoartigo1

  • Comparar as características (cor, formato, etc.) e os preços de até 4 produtos. 

Comparador 2

  • Pesquisar produtos de forma rápida através do menu - com categorias e subcategorias - ou pesquisando pelo nome; o cliente pode aplicar filtros e ordenar os resultados conforme a sua preferência.

Comparador3

  • Construir uma lista de compras frequente, otimizando compras regulares e periódicas. 

Compras4

  • Oferecer Desconto de Vales de Oferta a clientes especiais.

Valedesconto5

Estas são apenas algumas das funcionalidades.

O importante a reter é que os dados e processos são integrados com o PHC da empresa, o que representa uma economia de tempo e otimização dos recursos.

E se houver pedidos especiais? 

Pedro Nogueira garante que a equipa de programadores é capaz de desenvolver rapidamente outras funcionalidades e soluções integradas que os clientes desejam

A carteira de clientes que trabalha com o WIN Portal do Cliente inclui ainda outras empresas de renome.

Sumolcompal1Sumolcompal2

  • Firmo (empresa líder no comércio de artigos escolares, de papelaria e escritório): 

Firmo1

Firmo2

WIN Portal do Cliente: Prazo de entrega e valor do investimento 

 

Um a três meses, é o tempo médio entre o pedido e a loja virtual totalmente pronta e operacional. 

Depois, em termos de preços, existem várias opções. 

 “O WIN Portal do Cliente é uma plataforma flexível, que representa um investimento faseado, com modelo de subscrição mensal, ou seja, o cliente pode escalar a loja online adicionando módulos”. 

Assim sendo, o setup inicial custa entre 4.500€ a 9.000€ - dependendo se pretende a Solução Standard ou Advanced e respetivas funcionalidades. 

No conjunto das 58 funcionalidades que a plataforma oferece

  • 38 são iguais em ambos os planos; 
  • 20 são funcionalidades alternativas. 

Por exemplo, os métodos de pagamento são os mesmos nas duas opções. 

Pagamentosonline

 

Mas se quiser lançar uma campanha ou oferecer códigos de desconto, já precisa da solução Advanced.

Ferramentasmkt

No entanto, o consultor Pedro Nogueira explica que todos estes requisitos são levantados e definidos em conjunto com o cliente. Este nível de proximidade entre é importante para o sucesso do e-commerce. 

E a sua empresa, está preparada para começar a vender na internet? 

 

Há cada vez mais transações B2B online. Faça parte da economia digital e recolha os dividendos 

 

O e-commerce B2B e B2G (Business to Government) em Portugal progrediu rapidamente no último ano, impulsionado pela pandemia de Covid-19, de acordo com dados da Associação da Economia Digital

Estima-se que as vendas tenham ultrapassado os 103 mil milhões de euros em 2020

Se está no mercado à procura de uma ferramenta para criar a sua loja online, tem vantagem sobre alguns dos seus concorrentes. Porquê? Porque pode escolher uma plataforma de e-commerce robusta, integrada com o PHC e implementada por uma equipa experiente. 

Este investimento vai acelerar a abertura da loja virtual, facilitar a gestão do seu e-commerce e evitar problemas técnicos que prejudicam as vendas. 

Confie no maior parceiro PHC em Portugal. Comece por pedir um orçamento. Lembre-se que uma empresa que não está online, é como se não existisse.

Jorge Moura

Jorge Moura

Marketing

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Add-ons para PHC

Agora já pode aumentar a eficiência da sua fábrica mesmo que ainda trabalhe com folhas de cálculo!

2021-07-08

Os mercado pediu, a Winsig desenvolveu.  O WIN Produção surgiu por duas razões.  Primeiro, pela maior procura por um software de produção que fosse simples de usar e implementar.  Segundo, porque, ao contrário de outros...

Tendências e Opinião

Como transformar o Onboarding de Colaboradores Remotos num sucesso para empresa e trabalhadores?

2021-06-24

O percurso de um novo colaborador na empresa é altamente influenciado pela experiência vivida nas duas primeiras semanas de trabalho. Estudos mostram ganhos de produtividade e retenção de talentos na ordem dos 50%. Para muitas empresas, a pandemia obrigou a...

Add-ons para PHC

Como surgiu o WIN Transportadoras e quais as suas vantagens? O Luís Pinto explica!

2021-06-10

Com o WIN Transportadoras os clientes poupam horas de trabalho e muita frustração devido a erros que vão surgindo durante a emissão de guias. Um processo que durava uma manhã pode ser feito em alguns minutos. Incrível, não é?...

Tendências e Opinião

O que é mais importante para o cliente: Experiência do Serviço ou Qualidade do Software?

2021-05-27

Imagine alguém que procura o software PHC, que é o fabuloso produto que representamos, e encontra 400 empresas que o comercializa...  Difícil escolha, não é? Um verdadeiro desgaste...  O que leva o potencial cliente a decidir pela Winsig,...

Tendências e Opinião

Devo investir numa Aplicação Móvel para Gerir a minha empresa em 2021?

2021-05-13

Quando é que abriu, pela última vez, uma aplicação no seu telemóvel? Talvez tenha sido há alguns minutos. Quem sabe, está a ler este artigo no seu tablet ou smartphone..  Os dispositivos móveis estão na mão...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020