Logotipo Winsig

Como pode um software de gestão potenciar a construção civil?

2022-12-16

Por mais que se tenha verificado uma maior aposta, nos últimos anos, no setor da construção, a verdade é que este atravessa períodos conturbados, marcados pela inconstância trazida pela pandemia e, mais recentemente, a guerra na Ucrânia.

Contudo, devido à elevada procura pelos serviços do setor, este tem verificado um aumento na falta de mão de obra qualificada, mais custos, dificuldade em gerir a matéria-prima e, até mesmo, em definir e cumprir timings – um aspeto crucial para o sucesso dos projetos de construção. Mas, será que não existem soluções para esta problemática?

O software de gestão para a construção civil como resposta às necessidades do mercado

Foi à procura destas soluções e com o objetivo de alcançar uma maior eficiência que os diversos players do setor exploraram os mecanismos de otimização de processos. A transformação digital, e, sobretudo, as tecnologias da informação ganharam destaque na construção civil, uma vez que os os ERPs - Enterprise Resource Plannings – são um fator diferenciador, e vantajoso, para a otimização do setor. 

D04712a7 11d7 4eac Bab2 14d44453f97e

Esta tecnologia é capaz de:

  • Adaptar-se a cada modelo de negócio;
  • Agilizá-lo;
  • Torná-lo mais eficiente;
  • Aumentar a sua segurança;
  • Maximizar resultados;
  • Reduzir custos.

Como um software de gestão para construção civil ajuda as empresas

Com a utilização deste tipo de software, a gestão da empresa torna-se mais fácil e produtiva. A par disso, é capaz de auxiliar as organizações nos variados processos de gestão, uma vez que interfere em diferentes áreas - como clientes, finanças, stocks, ou recursos humanos -, trazendo vantagens a nível externo e interno da organização.

Os ERPs para construção civil são uma mais-valia, uma vez que permitem que os dados possam ser consultados a qualquer momento e por todos os departamentos da empresa, sejam diretores de obra ou colaboradores da área financeira. Permitem também medições extra nos autos de cliente e/ou fornecedores. 

Para além disso, algumas tarefas tornam-se mais fáceis com a utilização de um ERP para a construção civil:

  • Criação de projetos e obras;
  • Organização de processos;
  • Elaboração e controlo de orçamentos;
  • Gestão de fornecedores e clientes.

Quais os resultados de um software de gestão para a construção civil

Não é só no dia a dia que a tecnologia ERP faz a diferença, uma vez que reduz os custos de operação, potencia o saldo positivo no final dos projetos e, nas contas finais, ainda consegue atingir um EBITDA (lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) mais elevado. 

Feitas as contas, este grande detalhe aumenta a rentabilidade da empresa, incrementa a eficácia e produtividade dos colaboradores e contribui para resultados positivos no EBITDA.

Em suma, é crucial que as empresas de construção civil comecem a ver a tecnologia como uma vantagem e não com estranheza – uma vez que a digitalização é fundamental em todas as áreas de negócio, devido à garantia, potencialização e adaptação que concede às organizações em diferentes cenários. 

Se o mundo evoluiu é necessário que evoluamos com ele e é isso que a tecnologia quer fazer na construção civil: ir mais além.

Dsc 9775

Miguel Araújo

Gestor de Projetos

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Integração Infraspeak x Winsig: Como Funciona?

2024-04-22

Enquanto parceira da Infraspeak, a Winsig passou a oferecer aos seus clientes um nível nunca experimentado de controlo sobre as operações de facility management e manutenção. Descubra como as elevadas capacidades da Infraspeak — uma Plataforma...

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020