Logotipo Winsig

Como otimizar o processo de Subcontratações na Produção?

Uma das áreas mais delicadas no setor de indústria é a das subcontratações na produção, uma realidade utilizada por muitas empresas no seu quotidiano.

Para que consigam atingir a excelência e obtenham destaque no mercado, algumas empresas necessitam de otimizar os seus processos através da implementação de melhorias, redução de custos e diminuição dos desperdícios.

As empresas que optam por esta estratégia, enfrentam algumas dificuldades no seu dia a dia e na gestão das subcontratações, tais como:

  • Gerir o controlo dos prazos de entrega;
  • Procurar a melhor gestão de stock;
  • Organizar eficazmente os subcontratados;
  • Entender objetivamente quais as quantidades a produzir e subdividir.

Estas dificuldades são rapidamente solucionadas com a inclusão de um software de gestão integrada, como o WIN Produção, que responde eficazmente, controla, organiza e elimina todas as preocupações existentes.

 

Algumas empresas recebem e expedem encomendas, na prática, pois muitas vezes nem têm fábricas e apenas fazem o controlo de subcontratações.

 

Saiba como melhorar o Controlo de Produção

Quando uma empresa melhora o controlo de produção, os lucros e a produtividade aumentam, a rentabilidade dos colaboradores melhora e a empresa cresce em segurança.

A produção melhora quando se aplicam alguns passos fundamentais:

  • Integração de tecnologia no processo de produção;
  • Melhoria do apoio logístico (Supply Chain);
  • Monitorização dos custos;
  • Utilização de software de gestão de produção;
  • Criação de mapa de fluxos de produção;
  • Descentralização de processos;
  • Contratação de empresas para serviços secundários.

 

Com implementação de um software de gestão de produção, obtém, em tempo real, todos os detalhes do processo de produção, como as ordens de fabrico, o controlo de custos e quantidades subdivididas e pedidas em subcontratação.

 

As Principais Vantagens da Subcontratação

As subcontratações na produção oferecem benefícios à indústria a todos os níveis, o que torna esta opção numa solução viável e rápida para colmatar algumas áreas do processo de produção de algumas empresas.

 

Contratação de Empresas Especializadas em determinado setor

A preocupação com a intervenção numa área que não domina torna-se mínima, entregando esse serviço a terceiros, que têm os recursos financeiros e humanos certos, como o caso de empresas de gestão de transportes ou entregas.

 

Obtenção da Redução de Custos Logísticos

As empresas subcontratadas que são especializadas em determinado setor, oferecem garantias de produtividade, pois conhecem melhor os custos logísticos, o que facilita na definição de preços.

 

Diminuição das Operações Gerais

As atividades complementares são asseguradas pelo prestador de serviços contratado, como o caso de armazenamento, limpeza ou manutenção e conservação das matérias-primas.

 

Flexibilização dos Custos da empresa

O que poderiam ser custos fixos, caso a empresa tivesse os recursos in-house, tornam-se assim custos variáveis, onde o subcontratado pode ser substituído em caso de deficiente prestação de serviço, diminuindo a inércia dos próprios meios.

A rentabilidade dos recursos e a velocidade de produção aumentam.

 

Acesso Rápido ao Mercado

Sem a necessidade de investimentos avultados ou irreversíveis, a empresa consegue penetrar no mercado e em novas áreas, através de subcontratados, que já têm uma presença física no terreno e uma logística e planeamento assegurados. O Add-on PHC para Indústria e Produção assegura o cruzamento de dados das empresas subcontratadas, com indicação de deadlines por ordem de fabrico e indicação transparente do serviço subcontratado.

 

Por que deve implementar um Add-on específico para a Subcontratação na Produção?

Muitas empresas, pela necessidade de terem de controlar eficazmente as suas subcontratações na produção, ganham enormes vantagens ao implementarem esta solução de gestão.

Garantem de forma automatizada:

  • Prazos de entrega in time e concluídos sem percalços;
  • Diminuição dos desperdícios e dos recursos;
  • Melhor distribuição das subcontratações (troca de fornecedores).

 

Controlo das Subcontratações por Ordens de Fabrico

O Add-on Subcontratação de Produção tem a vantagem de analisar as ordens de fabrico da empresa e através desse controlo:

  • Apresentar divisão de quantidades por fornecedor;
  • Indicar os deadlines por lançamento de ordem de fabrico;
  • Fornecer dados sobre prazos que podem ser ultrapassados;
  • Controlar os custos de forma pormenorizada em tempo real.

  como-otimizar-o-processo-de-subcontratacoes-na-producao-1

Ecrã com Ordem de Fabrico com dados gerais do serviço subcontratado

 

Desta forma as subcontratações são organizadas numa lista de fornecedores, identificadas nas ordens de fabrico, que não estão a ser produzidas in-house.

O WIN Produção que otimiza as subcontratações na produção gere os prazos de entrega dos prestadores de serviços, e apresenta dados sobre os custos da produção. Isto tudo num software prático e de simples leitura.

 

 

Confie na nossa Solução Add-on PHC para Indústria e Produção

O que pode continuar a ser para muitas empresas ainda uma dor de cabeça, pode ser para si um ponto de viragem, de transformação do seu negócio, para que caminhe em direção ao sucesso.

Melhore o controlo das suas subcontratações, otimize o seu PHC para Indústria e Produção de forma personalizada e adaptada ao seu negócio, sempre com a apoio dos nossos consultores experientes.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contacto com a Winsig, estamos aqui para entregar as melhores soluções para as empresas.

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

Artigos Relacionados

Precisa de mais informações?

Portugal 2020