Logotipo Winsig

Cálculo dos Custos de Produção de um Artigo

2020-02-26

Este é um dos grandes desafios das empresas de produção: saber o custo real de um produto. Esse desafio esse que é sentido diariamente por muitos empresários e pelas próprias equipas de produção.

Que informações devem surgir na ficha técnica do artigo? Como se calculam os custos inerentes à produção? Como aproximar o orçamento aos valores reais do produto?

Para colmatar e ultrapassar este desafio, não basta acreditar que estamos no caminho certo só porque sobra dinheiro no banco no final do mês. Ao calcular corretamente o seu custo de produção unitário, consegue identificar quanto custa produzir um artigo e apresentar orçamentos com mais rigor. Explicamos-lhe tudo neste artigo.  

 

A Importância de Conhecer os Custos de Produção de um Artigo

As normas estabelecidas pelo Decreto-Lei n.º 98/2015, de 2 de Junho, juntamente com as alterações ao DL 158/2009, de 13 de julho e do artigo 12º, trouxeram a obrigação legal de apresentar o inventário permanente a partir de 1 de janeiro de 2016.  

 

O que é o Inventário Permanente?

É um sistema que identifica os bens:

  • Quanto à sua natureza
  • Quanto à quantidade e custos unitários do artigo

A alteração ao Decreto-Lei nº 98/2015, de 2 de junho, obriga as empresas que ultrapassam os seguintes critérios à data do balanço, a apresentarem o Inventário Permanente:

  • Apresentem mais de 350.000 euros de balanço
  • Apresentem mais de 700.000 de vendas líquidas e 10 colaboradores

Este sistema oferece o cruzamento de informação entre as contagens físicas de produto (apontamento de produção) e os registos contabilísticos apresentados.  

Saber mais sobre o WIN Produção

 

Quais os Custos mais importantes de um Artigo?

Numa indústria, o cálculo dos custos de um artigo é feito com os valores dos custos diretos e indiretos. Os Custos Diretos são, no fundo, os componentes:

  Os Custos Indiretos são todos os recursos necessários para a produção, mas que não são diretamente ligados à produção, como é o caso:

  • Custo de Subcontratações
  • Custo de Estrutura (eletricidade, água, instalações, desgaste da maquinaria?)

 

Como Melhorar o Cálculo do Custo de Produção de um Artigo?

O valor final do custo da produção do artigo é obtido após o cruzamento de todas as informações do mês da produção, onde se torna necessário calcular os custos diretos e indiretos. O bom cruzamento de dados e a organização deste controlo torna-se essencial, para que este processo seja efetivo e melhorado. Com um software de gestão e os add-ons pra PHC desenvolvidos pela Winsig para indústria e produção garante um controlo rigoroso de custos de produção integrados com a contabilidade analítica.  

 

Controle eficazmente o Custo Direto da Matéria-prima

O processo mais importante de uma indústria é o recebimento da matéria-prima, que é controlado através do cálculo de custo médio ponderado. A diferença de 0,05€ de um botão, por exemplo, equivale a uma diferença 5.000€ se falarmos de 100.000 unidades produzidas. Por isso, deve tentar conseguir o melhor valor por cada componente do seu artigo.  

 

Melhore o Valor do Custo da Mão-de-Obra Direta

Para obter o valor deste custo é preciso saber o tempo gasto em cada artigo, quantos profissionais realizaram o trabalho e o número de horas para a empresa (custo/hora). Se conseguir otimizar o processo de produção é provável que consiga diminuir estes custos também.  

 

Como chegar ao Custo Indireto do Artigo?

Por norma o custo indireto é apresentado através de um valor de custo standard, associado à produção de uma unidade, que inclui as despesas totais da estrutura. Posteriormente este valor é somado aos custos diretos do artigo, para assim se obter o custo total da produção. Com o nosso Add-on para PHC para Indústrias e Produção, consegue calcular os indicadores de custo médio e custo standard de forma simples e rápida, com apenas alguns cliques.  

calculo-dos-custos-de-producao-add-on-phc

 Ecrãs com Indicadores de Custo Médio e Tabela (Custo Standard)

 

As Vantagens de ter uma Ficha Técnica Bem Estruturada

Uma ficha técnica bem construída e preparada oferece vantagens muito importantes para o negócio de uma empresa, que melhoraram o funcionamento da produção, pois:

  • Diminui o cruzamento de dados e o tempo de produção
  • Facilita o cálculo do custo do artigo
  • Permite a organização da produção e foco no trabalho
  • Aumenta o rigor dos orçamentos de produção

As fichas técnicas previnem alguns desafios encontrados na indústria, mantêm os custos organizados e a informação clarificada e acessível a todos os colaboradores. Sem uma ficha técnica correta, não obtemos um cálculo de Custo do Artigo exato e fidedigno, logo investir numa solução capaz de resolver este problema é essencial.  

 

Otimize o seu Processo de Produção com soluções de gestão integradas com PHC

O WIN Produção garante um maior controlo de custos da produção. O próprio cálculo de custo do artigo fica mais simples, prático e ao alcance de uns cliques, aplicados num botão do ecrã. Esta ferramenta é entregue pela Winsig, que mais tarde personaliza-a, com a descrição entregue pelo cliente, sobre o que constitui o artigo da sua produção. A nossa experiência permite, através de consultoria, ajudar a construir e a implementar um sistema de inventário permanente. Se ainda tem dúvidas, fale com a Winsig

Saber mais sobre o WIN Produção

Luis Coelho

Luís Coelho

Fundador e Consultor PHC na Winsig

  • Responsável pela solução de gestão WIN Produção
  • Consultor PHC desde 2000, com especialização na área de gestão e produção
  • Formação em Engenharia Informática e Gestão de Projetos

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Soluções PHC

Qual o software indicado para a sua Empresa de Construção?

2021-09-06

Tem uma empresa de construção e quer saber qual o software de gestão mais indicado para as características do seu negócio? Responda a este quiz 3 minutos e veja qual a melhor opção.

Tendências e Opinião

Inteligência para ir mais além com o Software PHC

2021-08-26

    Esta frase transmite arrogância, tenho essa consciência. Mas a verdade é que projetos de implementação do Software PHC podem ser realizados por mais de 400 empresas em Portugal. De facto, o que nos pode diferenciar das outras empresas...

Tendências e Opinião

A História do Software PHC

2021-08-12

Na Winsig, trabalhamos para oferecer aos nossos clientes as melhores soluções de gestão integrada com o software PHC. Desde 2013 que a nossa empresa é o maior parceiro PHC em Portugal. Esta certificação de PHC Enterprise Partner proporciona...

Add-ons para PHC

Como é que um ERP beneficia a indústria da Construção Civil e alavanca os ganhos do negócio?

2021-07-22

    A organização é um dos alicerces da construção civil.  Tal como a dimensão das estruturas que erguem, as pessoas e os processos que constituem o setor são de grande escala. É preciso gerir obras, projetos e...

Add-ons para PHC

Agora já pode aumentar a eficiência da sua fábrica mesmo que ainda trabalhe com folhas de cálculo!

2021-07-08

O mercado pediu, a Winsig desenvolveu.  O WIN Produção surgiu por duas razões.  Primeiro, pela maior procura por um software de produção que fosse simples de usar e implementar.  Segundo, porque, ao contrário de outros...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020