Logotipo Winsig

A sua loja permite pagamentos online? Esta nova norma é para si!

As transações online vão passar a ter novas regras, que foram preparadas pela Autoridade Bancária Europeia em cooperação com o Banco Central Europeu. A diretiva destina-se a modernizar os pagamentos online na União Europeia, ao introduzir duas novas normas. O objetivo passa por aumentar o nível de segurança nas transações eletrónicas.

Com esta diretiva passam a existir no mínimo dois elementos independentes, cuja combinação é exigida nos pagamentos online. Ou seja, a introdução dos dados do cartão de crédito ou de uma senha deixa de ser suficiente para finalizar o pagamento online. Atualmente, em alguns casos, para concluir a transação eletrónica, já se verifica a atribuição de um código único para cada operação enviado para o titular da conta bancária. Mas, com a nova diretiva será preciso mais. Por exemplo, antes de efetuar o pagamento da compra, a loja pode exigir um item material (pode ser telemóvel ou cartão) combinado com uma senha ou um item biométrico (as impressões digitais inserem-se neste grupo) para autorizar a continuação da operação.

Pagamentos online com segurança reforçada

Com as novas regras europeias para as transações online, aguarda-se uma diminuição do nível de fraudes verificadas nos pagamentos online, acautelando ao mesmo tempo a confidencialidade dos dados financeiros de cada indivíduo.

Escolha criteriosa do software de gestão

Para as empresas também será um desafio. Cada vez mais lhes será exigida segurança e cuidados no tratamento dos dados que são recebidos, na forma como chegam, como são processados e interpretados. Para conseguir dar garantias, o gestor sabe que está dependente das soluções tecnológicas. Mas, nos dias de hoje, isso não bastará. Terá que munir-se de um software de gestão que dê resposta a toda a logística e procura da sua loja, mas também que garanta pagamentos online seguros e que cumpram com todos os requisitos legais.

A tarefa não é fácil. É necessário encarar o software de gestão como uma das bases do seu negócio. Para isso, terá que confiar no papel dos consultores. Eles, enquanto especialistas em programas de gestão e novas tecnologias, serão uma mais-valia para a sua empresa.

Estas ferramentas são também elas gestoras da empresa e, com o devido aconselhamento e acompanhamento, vão evoluir à medida das suas necessidades, sem nunca descurar a sua função de coesão do negócio. Afinal, o software de gestão é o elemento aglutinador da empresa com os clientes, os colaboradores e os processos.

Para benefício do gestor contemporâneo, as ferramentas mais inovadoras de gestão cumprem todos os requisitos legais e evoluem acompanhando as novas normas e exigências, como é o caso das regras para pagamentos online.

Para garantir a segurança nas transações online consulte especialistas em software de gestão, como a Winsig.

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

Artigos Relacionados

Precisa de mais informações?

Portugal 2020