Logotipo Winsig

7 requisitos para escolher o melhor software de contabilidade!

2018-07-05

A contabilidade é uma das áreas mais exigentes no mundo empresarial. Um software de contabilidade simplifica e automatiza a gestão de contas, tornando os dados contabilísticos mais acessíveis, seguros e confiáveis.

O mais notável nestes sistemas é a sua capacidade de gerar relatórios financeiros exaustivos, consoante as necessidades de gestão das empresas. Contudo, por forma a que as empresas e gabinetes de contabilidade possam usufruir em pleno do potencial destes sistemas, devem seguir-se alguns princípios.

O Que Define um Bom Software de Contabilidade?

Escolher o melhor software de contabilidade implica, antes de mais, avaliar as necessidades da organização e identificar os problemas de contabilidade existentes.

Em segundo, o sistema deve permitir realizar lançamentos contabilísticos, bem como facilitar o cumprimento das obrigações fiscais. É igualmente importante que o software ofereça aos contabilistas e gestores uma análise completa e exaustiva dos dados contabilísticos.

7 requisitos para escolher o software de contabilidade ideal! 1) O sistema de gestão deve otimizar todas as atividades contabilísticas, tais como: 2) Lançamento automático da faturação 3) Emissão de declarações fiscais 4) Cálculo de pagamentos 5) Processamento de operações com impostos 6) Demonstrações financeiras 7) Apuramento de resultados e planos de contas

As empresas têm características únicas. Cada organização tem diferentes dificuldades no âmbito da gestão de contas. Assim sendo, são necessárias soluções que se moldem a cada caso.

Neste sentido, a Winsig disponibiliza um vasto leque de alternativas, como o WIN Gabinetes Import (criação de documentos contabilísticos a partir de documentos Excel), ou o WIN Análises (conjunto de análises complementares).

No seu todo, um software de contabilidade deve assim cumprir os seguintes 7 requisitos: 1) Acessibilidade e segurança dos dados 2) Possibilidade de integração com outras interfaces 3) Customização e adaptabilidade à natureza dos diferentes negócios 4) Interface simples e intuitiva 5) Automatização de processos 6) Possibilidade de criar diferentes utilizadores com vários níveis de permissão 7) A empresa fornecedora do software deve garantir suporte e atendimento de excelência. Descubra todas as soluções orientadas para o setor da contabilidade oferecidas pela Winsig. Comece hoje mesmo a otimizar a gestão de contas.

Vantagens de um Software de Contabilidade Para a Sua Empresa

A Produtividade, a melhoria dos processos decisórios e a rentabilidade saem a ganhar com a implementação deste sistema na rotina empresarial. Estes benefícios estendem-se a todas as empresas, independentemente da sua dimensão.

Menos Erros, Melhores Decisões

O controlo manual da contabilidade, para além de consumir bastante tempo, aumenta a probabilidade de erro. Como resultado, os gestores tomam decisões enviesadas e que prejudicam o negócio, por se basearem em informações incorretas.

Um software de contabilidade, ao automatizar processos, reduz consideravelmente a probabilidade de erros, maximizando desta forma os recursos disponíveis (colaboradores e tempo).

Indicadores Relevantes

Através da análise dos indicadores financeiros e de desempenho, os gestores passam a ter controlo total sobre a área financeira e contabilística do negócio. Estes dados permitem tomar decisões mais informadas, o que garante uma otimização de resultados.

Redução de Custos e Economia de Tempo

As tecnologias de informação substituem o trabalho manual e permitem às empresas alocar recursos a tarefas mais rentáveis. O facto de o sistema realizar todos os cálculos contabilísticos, permite também obter uma poupança de tempo significativa.

Mais ainda, como os dados estão centralizados, todos os colaboradores (consoante os níveis de permissão) podem consultar de forma rápida e eficiente as informações completas de clientes e contas.

Tenha Acesso à Informação em Qualquer Lugar ou Dispositivo

O novo módulo de Contabilidade Web permite-lhe aceder à informação contabilística em qualquer lugar ou dispositivo. Pode, por exemplo, consultar a declaração periódica do IVA ou ao Balanço e Demonstração de Resultados no ?Monitor de Obrigações Declarativas? da sua empresa. Tem agora a informação centralizada, permitindo-lhe que aceda de forma autónoma à informação contabilística relevante para tomar decisões. E o seu contabilista beneficia também desta nova versão. Pode agora fazer lançamentos contabilísticos via web, otimizando tempo e o impacto da sua ação. O módulo Contabilidade web permite o acesso via internet a balancetes, diários e mapas de movimentos, bem como a introdução de documentos contabilísticos, plano de contas, parametrização de documentos pré-definidos, entre outras funcionalidades.

Notas Finais

A implementação de um software de contabilidade traduz-se numa mudança de hábitos e rotinas empresariais. É normal que exista um período de adaptação dos colaboradores, embora o sistema seja bastante intuitivo.

Assim sendo, a empresa fornecedora do sistema deve garantir total apoio em todas as fases, desde a avaliação das necessidades à implementação do sistema. A atualização do software deve também ser um requisito, sob pena dos sistemas se tornarem obsoletos.

Descubra os casos de sucesso de empresas que escolheram as soluções de contabilidade da Winsig. Faça o mesmo pela sua empresa!

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Integração Infraspeak x Winsig: Como Funciona?

2024-04-22

Enquanto parceira da Infraspeak, a Winsig passou a oferecer aos seus clientes um nível nunca experimentado de controlo sobre as operações de facility management e manutenção. Descubra como as elevadas capacidades da Infraspeak — uma Plataforma...

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020