Logotipo Winsig

5 grandes Gestores de Empresas e os seus Casos de Sucesso

2019-06-28

A gestão de empresas é feita por homens e mulheres com uma visão clara dos objetivos de negócio. Mas entre eles, há profissionais que se destacam pelas conquistas alcançadas.

Falamos de empreendedores e gestores que conseguiram transformar as ideias em negócios de sucesso. E todos têm um denominador em comum: criaram projetos que foram ao encontro das necessidades dos seus clientes. Descubra 5 exemplos de grandes gestores e o seu percurso até ao êxito profissional.

Personalidades que elevaram a Gestão de Empresas a um outro nível

1. Jeff Bezos - Amazon

Jeff Bezos, fundador da Amazon Jeff Bezos fundou a Amazon numa altura em que a internet e o comércio eletrónico estavam longe de atingir o sucesso atual. No início da década de 90 havia ainda muitas dúvidas quanto ao potencial e ao futuro da World Wide Web. Bezos ignorou as tendências mais pessimistas e arriscou. O fundador e CEO da Amazon diz que há 2 elementos que fazem toda a diferença: ? Qualidade no atendimento aos clientes ? Qualidade dos produtos e serviços Para garantir estes níveis de excelência, Bezos investiu em tecnologia e inovação. Entre os conselhos que dá aos seus pares, incluem-se: ? Ser obsessivo com os clientes e não com a concorrência ? Fazer com que os empregados pensem como gestores ou donos do negócio Bezos é um líder que não tolera incompetências. Receber um e-mail deste gestor com uma reclamação de um cliente é motivo para inquietação entre os colaboradores. A verdade é que foi na garagem da sua casa que começou um negócio avaliado em milhares de milhões de euros.

2. Sheryl Sandberg - Facebook

Sheryl Sandberg, COO do Facebook A chefe de operações do Facebook é o braço direito de Mark Zuckerberg e tem uma das tarefas mais exigentes enquanto gestora de empresas. Sandberg é responsável por capitalizar a empresa, ao mesmo tempo que mantém os utilizadores satisfeitos. Vejamos alguns dos conselhos que oferece aos gestores: ? Construa, meça e aprenda o mais rápido possível ? Concentre-se nos clientes atuais ? Promova uma cultura de constante feedback em todos os níveis do seu negócio Sandberg foi a primeira mulher eleita para o conselho de administração do Facebook, em 2008. Antes, teve outros cargos de gestão importantes. Foi Vice-Presidente das operações de vendas online de produtos na Google.

3. Elon Musk ? Tesla e SpaceX

Elon Musk, CEO da Tesla Motors e da SpaceX Tesla é a primeira palavra que vem à mente quando se fala de Elon Musk. Mas há também a SpaceX que tem assumido protagonismo nos últimos anos. O bilionário nascido na África do Sul é um dos empreendedores e gestores mais fascinantes e irreverentes. Vejamos algumas das lições que norteiam a gestão dos seus negócios: ? Se tiver que mudar, mude a estratégia, nunca o objetivo ? Grandes empresas são construídas com base em grandes produtos ? Faça diferente e ofereça mais valor aos clientes ? Assuma riscos e aceite os falhanços Musk teve a sua quota-parte de contrariedades. Esteve em risco de perder a Tesla e a SpaceX. Mas no último minuto, obteve investimentos externos que permitiram continuar a sua atividade com bons resultados.

4. Howard Schultz - Starbucks

Howard Schultz, Ex-CEO da Starbucks Schultz nasceu numa família pobre. Mais tarde ganhou uma bolsa de desporto numa universidade americana. Trabalhou no setor das vendas até passar a gerir uma das empresas mais famosas do mundo: a Starbucks. O empresário americano foi presidente e diretor executivo da Starbucks de 1986 a 2000, de 2008 a 2017 e, por fim, Presidente Executivo de 2017 a 2018. O seu estilo de gestão tornou a marca um verdadeiro fenómeno, com mais de 23.000 localizações. Schultz revolucionou a indústria e o consumo de café ao ponto de os clientes não se importem de pagar cerca de 3? por um Café Latte. O seu êxito teve por base alguns princípios, como: ? Não ter receio de fazer perguntas aos clientes ? Conhecer os seus consumidores, mas também os funcionário ? Procurar sempre formas de ser inovador (a empresa foi das primeiras a oferecer wi-fi aos clientes nas suas lojas) O gestor e empresário tem grandes ambições e é apontado como um possível candidato para as próximas eleições presidenciais americanas.

5. Reed Hastings - Netflix

Reed Hastings, CEO da Netflix A Netflix é uma empresa disruptiva. Mudou a forma como as pessoas consomem televisão e, mais importante, o que veem no ecrã. Reed Hastings admite que a definição clara de uma estratégia e a aposta na tecnologia são dois dos pilares que permitiram construir uma marca que vale cerca de 23 mil milhões de euros. O gestor segue alguns princípios: ? Toma poucas decisões, mas baseadas em dados concretos ? Estimula uma cultura participativa nos escritórios e incentiva a partilha de ideias ? Promove o debate entre os colaboradores Com esta filosofia, o fundador da Netflix passou a dominar o mercado do entretenimento e superou a The Walt Disney em valor de mercado.

Torne a gestão da sua empresa um caso de sucesso

Todos estes gestores mantiveram o foco nas necessidades dos clientes e na inovação do próprio negócio. Neste ponto, é essencial a qualquer empresa ter as ferramentas certas. Por exemplo, um CRM que ofereça informações sobre os clientes ou uma loja online que facilite o ato da compra e exposição dos produtos e serviços. Invista em soluções tecnológicas que coloquem a sua empresa na rota do sucesso. Fale com a Winsig e melhore a gestão do seu negócio.
Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Add-ons para PHC

5 Softwares de Gestão para Empresas de Construção Civil

2020-12-21

O cimento é a base de qualquer construção. É a cola que une os diversos materiais. Podemos olhar para os softwares de gestão da mesma forma.  Sem uma ferramenta tecnológica que centralize as informações de cada obra, a...

Soluções PHC

Saiba como Otimizar a Gestão da sua Loja Online (B2B ou B2C)

2020-12-14

O cliente faz uma compra online. Passadas duas semanas ainda não recebeu o artigo em casa. Naturalmente, vai ligar para a empresa (e já não está muito satisfeito).  Depois de algumas conversas, o apoio ao cliente percebe que afinal não existia...

Add-ons para PHC

Gestão de Tesouraria 4.0 - benefícios e softwares inteligentes

2020-12-07

Sabe qual é a liquidez e a autonomia financeira da sua empresa, neste momento? O negócio que gere, seria capaz de sobreviver a quantos meses sem income ou apoios adicionais?  Com uma gestão de tesouraria 4.0 consegue obter estas informações em...

Notícias

Quer Trocar de Parceiro ERP? Saiba o que deve ter em conta

2020-11-26

Um parceiro deve ser um facilitador e a relação entre ambos deve ir além da aquisição do software.  Deve ser um partenaire que rentabiliza o investimento feito, está a par das atualizações legais e fiscais, ofereça...

Add-ons para PHC

Softwares de Gestão para a Indústria - PHC e Add-ons Winsig

2020-11-24

Na Winsig, a inovação é incentivada pelo feedback dos clientes porque são eles que utilizam os sistemas para a gestão das suas empresas, numa base diária.  Neste artigo, reunimos um conjunto de add-ons para PHC para as diferentes...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020