PHC Maior Parceiro 2016
PME Excelência 2016
Melhores empresas para trabalhar 2016
Rede PME Inovação
Serviços / WIN Gabinetes Impostos
Template desenvolvido pela Winsig que permite aos Gabinetes de Contabilidade simplificar e automatizar o controlo, requisição e comunicação de impostos relativos aos seus clientes.

O processo pode apresentar dois conceitos diferentes

• O pagamento do imposto é da responsabilidade do cliente e nesse caso o PHC envia um simples email de aviso.
• O pagamento do imposto é da responsabilidade do Gabinete de Contabilidade e nesse caso, para além do cliente ser avisado pelo Gabinete de Contabilidade, fica também um débito na conta do cliente, controlando os valores em dívida.

Vantagens

• Comunicação simples, fiável e rápida dos valores dos impostos para os clientes.
• Controlo completo dos prazos de pagamento de impostos, evitando problemas processuais e legais.
• Oferta de um serviço de excelência aos clientes.

Como funciona

Na ficha do cliente é necessário definir o funcionamento e características da comunicação com o cliente.
Adicionalmente, em cada posto/utilizador deve-se aceder ao ecrã Sistema/Manutenção Personalizada e parametrizar a configuração.


Para gerar as requisições foi criada uma rotina que pode ser despoletada através de um atalho no painel central dos utilizadores.


Ao pressionar o botão há que responder a várias perguntas que irão permitir gerar os dados da requisição de forma correta com base no mês, ano, prazo de pagamento, etc.
Finalizado este processo, são inseridos na correspondência um registo por cliente, com a informação a pagar, datas limites e quem paga o imposto, e ao mesmo tempo atualizada a informação para a comunicação/requisição da ficha do cliente.


O envio por email da comunicação ou requisição pode ser efetuado cliente a cliente, ou para todos de uma só vez.


Ao gerar as requisições, a aplicação cria automaticamente um movimento de conta corrente com a descrição Requisição, usando o número da correspondência e a data.


Quando o cliente paga, a regularização deste movimento de Requisição de Impostos é efetuada na opção Gestão/Recibos de Conta Corrente de Clientes, escolhendo uma série de Recibos criada para este efeito, chamada Reg. Requisição.
Ao ser gravado e processado, será creditada a conta corrente do cliente, anulando a dívida e dando entrada do valor no local de tesouraria chamado “Regul. Impostos”.


Neste ecrã consta toda a informação da conta , podendo retirar-se extratos a qualquer momento.
O processo encerra ao serem pagos os impostos pelo Gabinete de Contabilidade às respetivas entidades. Para isso, basta lançar um Documento de Tesouraria chamado “Regularização Impostos de Clientes”.
Este documento vai lançar a saída de valor no local de tesouraria criado para controlo destes fluxos financeiros.
A partir daqui o extrato vai refletir estes movimentos. A conta deverá ter um saldo (idealmente) a 0€.
Veja alguns Casos de sucesso relacionados