PHC Maior Parceiro 2016
PME Excelência 2016
Melhores empresas para trabalhar 2016
Rede PME Inovação
Casos de Sucesso / Ramiro & Carvalho

SIG Têxtil Melhora Processo de Gestão da Ramiro & Carvalho

A implementação do SIG Têxtil, baseado na plataforma PHC e Manufactor, permitiu acelerar, facilitar e agilizar a organização da informação, a gestão interna e a planificação e controlo das produções, recursos, stocks e necessidades da Ramiro & Carvalho.

O Desafio

Pautando a sua atividade pela modernização constante das áreas de produção, comercial e social para garantir um lugar de destaque na indústria têxtil, a Ramiro & Carvalho carecia de maior organização na gestão e controlo dos processos de fabrico, como consequência do aumento considerável da produção nos últimos 4 anos.

A empresa precisava de controlar melhor todo o percurso da sua produção e, inerente a este processo, os recursos associados.

O software existente estava obsoleto e já não acompanhava as necessidades da Ramiro & Carvalho, sendo inevitável uma mudança.

Após a pesquisa de várias soluções e potenciais parceiros, a Winsig e o software PHC surgiram por recomendação e rapidamente se tornaram numa escolha fácil uma vez que garantiam a confiança, segurança e abrangência que a Ramiro & Carvalho considerava fundamentais para o sucesso do projeto.

A Solução Para responder às exigências específicas da Ramiro & Carvalho, a Winsig implementou o SIG Têxtil - uma solução desenvolvida pela Winsig com base na plataforma PHC e Manufactor, para a gestão dos processos produtivos da área têxtil, desde o desenho dos artigos até às encomendas, embalamento e faturação, garantindo um controlo apurado de custos e receitas.

A solução é utilizada por todos os colaboradores da empresa ligados ao planeamento, gestão de recursos, gestão de stocks, gestão de fornecedores, gestão de subcontratados e contabilidade.

As Principais Funcionalidades da Nova Solução Incluem:

• Controlo de subcontratações;
• Controlo de toda a informação relativa a encomendas de clientes e produção;
• Geração automática de consumos e respetivos custos;
• Controlo de encomendas a fornecedor;
• Análise de deadlines definidos com o fornecedor;
• Quantidades encomendadas versus recebidas;
• Análise de defeitos.

Internamente, grande parte dos utilizadores esteve envolvida na implementação, fornecendo feedback precioso ao longo de todo o processo para que a solução final correspondesse na íntegra às expetativas iniciais; externamente, a empresa foi auxiliada por Consultores da Winsig que apoiaram a equipa na transição e adaptação à solução.

Durante todo o processo de implementação, a Winsig demonstrou grande envolvimento, solucionando e desenvolvendo adaptações ao software de forma a facilitar o trabalho de todos os utilizadores. O SIG.Têxtil é atualmente utilizado por toda a equipa e sem problemas. A Winsig esteve sempre disponível para ajudar a Ramiro & Carvalho e demonstrou um elevado know-how do nosso setor e da nossa atividade, o que se revelou crítico para o resultado final.
Sandra Teixeira, Diretora Financeira - Ramiro & Carvalho 

Os Resultados

A implementação da solução PHC permitiu facilitar e organizar todo o processo produtivo da Ramiro & Carvalho, ajudando os colaboradores a aceder a mais e melhor informação, aumentando a sua produtividade e prestando um melhor serviço aos clientes, com uma capacidade de resposta mais rápida e eficaz.

Além de melhorias na organização e acesso à informação, foram agilizados os processos inerentes à gestão interna de planificação e controlo das produções, recursos, stocks e necessidades da empresa.

O SIG Têxtil tornou-se num importante aliado da Ramiro & Carvalho em termos de automatização de processos e eliminação de trabalho manual, deixando mais tempo para a empresa se dedicar a tarefas mais estratégicas para a sua atividade, como a inovação e a internacionalização.