Logotipo Winsig

Faturas Eletrónicas nos Contratos Públicos e Privados

Importância e Implicações para as Empresas

Rentabilização de Recursos

As empresas cada vez mais devem tentar rentabilizar os recursos e reduzir custo. A Faturação Eletrónica é dos processos que melhor e mais facilmente trazem o retorno do investimento. O envio de Documentos de Faturação por email no formato PDF certificado é aceite há já muito tempo por todas as entidades oficiais.

Permite desmaterializar o processo. Os objetivos são evidentes e atingidos de forma imediata assim que instala:

  • Acaba com o tempo gasto em dobrar as faturas para colocar no envelope;
  • Poupa tempo e dinheiro no ato de enviar as faturas por correio;
  • Facilita a contabilização no ERP do seu cliente, inclusive dando a possibilidade de anexarem de imediato o PDF ao seu ERP;
  • Rentabiliza os seus recursos para funções mais produtivas;
  • Transmite uma imagem de modernidade para os seus clientes;
  • Torna a empresa mais amiga do ambiente.

 

Em suma, o processo segue os seguintes passos:

  1. As empresas e entidades públicas devem recorrer a um programa certificado pela Autoridade Tributária (AT);
  2. A solução de faturação deve ainda contemplar um certificado digital que garante a validade da fatura (assinatura);
  3. As empresas devem guardar as faturas num arquivo digital durante cerca de 10 anos para efeitos de fiscalização.

A Solução WIN Faturas Eletrónicas ajuda neste processo, permitindo inclusive o envio em massa de várias faturas eletrónicas para os clientes.

Modernização Faturação da Contratação Pública

A Administração Pública também está empenhada em tornar mais tecnológico e mais desmaterializado o processo de receção de faturação dos seus fornecedores. 

Então, emitir faturas eletrónicas vai passar a ser obrigatório para contratos públicos e os prazos já estão definidos pelo Decreto-Lei no 14-A/2020 de 7 de abril:

  • Grandes Empresas: 1 de janeiro de 2021;
  • Médias Empresas: 1 de julho de 2021;
  • Pequenas Empresas: 1 de julho de 2021;
  • Micro Empresas: 1 de janeiro de 2022;
  • Entidade Pública: 1 de janeiro de 2022.

 

No início de 2021, a obrigação é exclusiva para empresas com mais de 250 colaboradores ou mais de 50 milhões de faturação ou 43 milhões de euros de balanço. Até ao final do ano, abrangerá médias, pequenas e micro empresas, bem como entidades públicas.

O objetivo da diretiva comunitária é harmonizar os modelos de fatura existentes nos países da União Europeia.

Com esta imposição, as trocas comerciais saem beneficiadas. Torna-se mais simples emitir e cobrar faturas entre os 27 Estados-membros.

Solução WIN Faturas Eletrónicas

A ferramenta permite que emita e envie por email faturas eletrónicas com certificado digital. Os documentos são, de seguida, guardados no PHC - importante para efeitos de justificação perante a AT.

Com este add-on, assiste a um processamento mais rápido da faturação, sem abdicar da componente de customização - importante para estabelecer uma relação próxima e uma comunicação eficiente com os seus clientes.

Com o WIN Faturas Eletrónicas vai conseguir:

  • Criar e emitir faturas em série ou individualmente;
  • Enviar documento de cobrança para um endereço de email que consta na ficha do cliente;
  • Enviar uma 2ª via, caso seja necessário;
  • Personalizar o corpo do email com uma mensagem específica;
  • Eliminar custos desnecessários com a impressão e o envio físico das faturas;
  • Garantir a receção do documento;
  • Assegurar a autenticidade da fatura.

Encare esta mudança como uma oportunidade para agilizar os processos, reduzir custos administrativos e acelerar a cobrança.

Perguntas Frequentes sobre Faturas Eletrónicas

1
Se imprimir, assinar e digitalizar, é considerada uma fatura eletrónica?
+
2
A minha empresa é pequena. Está abrangida pela obrigação de faturação eletrónica?
+
3
O que é necessário para poder enviar faturas eletrónicas?
+
4
Posso personalizar o texto dos emails nas minhas faturas eletrónicas?
+
5
Faço muitas faturas por dia. Tenho de enviar uma a uma?
+
6
Se enviar faturas em PDF com certificado não preciso de enviar em papel?
+

Conheça a solução para estar em conformidade com o Decreto-Lei nº 123/2018 sobre a implementação de faturação eletrónica nos contratos públicos.

Casos de Sucesso

A DNC Técnica queria uma plataforma integrada em PHC Advanced para todas as suas áreas ao nível...
A Lusilectra adota PHC CS Desktop e Web Enterprise por ser um sistema flexível e facilmente moldável...
A Extermínio - Higiene e Controle Lda. automatiza os seus processos e aumenta a sua eficiência com...
A Coniex é uma empresa sedeada na Maia com participação do grupo Coniex Espanha. A sua área...
A Âncora Prateada é uma empresa do setor da distribuição de produtos alimentares com um crescimento sustentado....
A implementação do PHC XL CS baseado na plataforma PHC Contabilidade permitiu agilizar e facilitar a organização...
A Induma é uma empresa fundada em 1952 que representa, em Portugal, as mais conceituadas marcas de...
Projeto implementado pela Winsig permite a melhoria da produtividade a simplificação de processos e o controlo a...
Gestão centralizada e integrada de todas as áreas da empresa é a aposta da Climar na parceria...
A implementação do software PHC Advanced, em conjunto com os serviços Winsig, permite controlar o stock da...
Implementação de solução de gestão PHC com acesso remoto e desenvolvimento de interface específico....
Ecolub melhora capacidade de gestão com projeto PHC da Winsig. Através de uma gestão financeira mais assertiva, a...
Bovisil confia no ERP da PHC para uma gestão empresarial de sucesso e agiliza processos de controlo...
A Seth tem a necessidade constante de imputar os custos referentes ao processamento de vencimentos pelas diferentes...
Inicialmente, a utilização do PHC na Viseuropa era feita de forma mais elementar, sendo o software utilizado...
A Barros & Moreira aposta na Winsig para desenvolver à medida a integração de todas as suas...
A implementação do SIG Têxtil baseado na plataforma PHC Manufactor permitiu acelerar facilitar e agilizar a organização...
A OfficeLink desenvolve portal inovador de vendas online de material de escritório e escolar desenvolvido pela Winsig. A...
O software Aktionserver® Mobile Sales permite à equipa de vendas da But Fashion empresa que detém as...
A Autofer aposta na gestão integrada para as suas áreas críticas de negócio com o PHC CS...
A empresa melhorou a sua capacidade de resposta e análise e integrou todas as soluções operacionais recorrendo...
A implementação do módulo Suporte do software PHC aliada ao serviço de consultoria da Winsig aumentou a...
O novo portal B2B, implementado pela equipa web da Winsig, representa um importante canal de vendas e...
A Sodiprave expande a utilização do PHC Advanced para todo o seu processo produtivo, de stocks e...
Centralização da informação e automatização dos processos de gestão foi a escolha da Fazenda & Silva para...
O AKI assegura excelência dos seus serviços de instalação e pós-venda aos seus Clientes com PHC CS...
Modernização e automatização dos processos de gestão levam a A. Moreira & Filhos a apostar na solução...
O SIG Advogados uma aplicação chave na mão desenvolvida pela Winsig com base no software PHC para...
A CateringAssiste é uma empresa que se dedica ao projeto, instalação e assistência técnica de equipamentos para...
Winsig agiliza e automatiza processos administrativos da Bizerba para uma assistência técnica de excelência.A implementação do módulo...
A Stook é uma empresa que nasceu em 2013 e tem como principal missão materializar espaços e...
A FAPAJAL é uma das mais antigas fábricas de papel em Portugal, que produz papel desde 1755. Esta...
Através da implementação do PHC Advanced com os módulos de Gestão Lotes e Documentos Eletrónicos a Winsig...

Winsig: o maior parceiro da PHC

Video Institucional

Precisa de mais informações?

Portugal 2020