Logotipo Winsig

SIG Oficinas: O Software de Gestão Ideal para Oficinas Mecânicas

O trabalho numa oficina estende-se para além da reparação de viaturas. Em muitos casos, os proprietários têm em mãos a administração de todo o estabelecimento. Já considerou implementar um software para oficinas mecânicas que ajude a gerir todas as tarefas? Descubra neste artigo as vantagens de um software na gestão da sua oficina e conheça a ferramenta da Winsig desenhada especialmente para o setor.

Qual a importância de um Software para Oficinas Mecânicas?

As oficinas de hoje são espaços modernos, com serviços de qualidade e atenção no atendimento aos clientes. Para além do conhecimento técnico, os proprietários e gestores destes estabelecimentos têm à sua responsabilidade: ? Controlo de stock ? Realização de orçamentos a clientes ? Gestão de viaturas ? Planeamento de manutenção das viaturas ? Ordens de serviço em viaturas ? Agendamento de reparações Com tantas responsabilidades, sente que perde demasiado tempo na gestão do negócio? Ao tornar os serviços mais eficientes, proporciona aos clientes um atendimento de excelência, sem falhas e com maior retorno de investimento. Tanto a nível técnico, como operacional. O seu cliente deve conseguir agendar uma reparação de forma fácil. O ideal é que não existam atrasos nos serviços, por exemplo, por cálculo incorreto do número de peças em stock. Da mesma forma, a direção da oficina deve ter na sua posse todas as informações que permitam identificar zonas no negócio a melhorar. Assim sendo, um software para oficinas tem a grande vantagem de centralizar todas as informações do estabelecimento, relacionadas com: ? Despesas, receitas e monitorização dos custos ? Relação com fornecedores e clientes ? Produtividade dos funcionários e equipas

Resultados práticos ao implementar um Software para Oficinas

Tudo o que envolve o negócio passa a estar concentrado numa única ferramenta. As informações estão seguras e não corre o risco de perder dados vitais à empresa. A redução dos custos e aumento da produtividade da oficina são dos primeiros resultados imediatamente verificados após a implementação do software. Passa a ser possível analisar através de relatórios a eficiência dos trabalhos e o desempenho das equipas. Entre os resultados mais significativos, a sua empresa ganha: ? Integração e monitorização dos dados financeiros ? Controlo de clientes ? Orçamentação mais rápida ? Satisfação dos clientes ? Controlo real de stock ? Histórico de serviço a clientes

SIG Oficinas: Descubra o Software para Oficinas Mecânicas da Winsig

O SIG Oficinas foi desenvolvido com base na plataforma PHC e oferece total controlo touch, o que é imprescindível devido à natureza do trabalho. Apesar de ser uma aplicação completa, ao permitir toda a gestão de todas as atividades de gestão da oficina, é um sistema intuitivo e fácil de utilizar. Mais ainda, exige baixos recursos em termos de infraestrutura e hardware.

Vantagens do SIG Oficinas

Existem soluções informáticas generalistas que se podem adaptar ao trabalho nas oficinas. Já o SIG Oficinas foi construído de raiz e com base no feedback e necessidades reais desta área de negócio tão específico. Esta aplicação oferece-lhe: ? Controlo integral das intervenções em Viaturas, com registo direto e online das horas de intervenções de uma forma simples e integrada. Permite também a suspensão de uma determinada intervenção quando necessário ? Controlo das horas precisas dos tempos gastos por cada técnico ? Requisição de material e reserva de stocks diretamente na Folha de Obra associado ao PAT Vejamos na prática como algumas funcionalidades facilitam o trabalho quotidiano.

3 principais funcionalidades do SIG Oficinas

1. Registo de tempo dinâmico

Passa a ter um maior controlo das horas usadas para cada intervenção. A aplicação permite criar registos de tempo em simultâneo, sem ter que parar o tempo onde está a trabalhar para iniciar outro. Na prática, basta iniciar tempos em intervenção, o sistema parará o tempo da intervenção anterior e iniciará um novo tempo (imagem 1). 1 Imagem 1 - Ecrã de registo de tempo dinâmico no SIG Oficinas

2. Registo de Tempos e Materiais são Imputados Diretamente no PAT

Acabaram-se os registos em papel realizados à mão. Por exemplo, documentos e registos de intervenções nas viaturas ficam disponíveis no sistema e não correm o risco de se perderem. Com esta funcionalidade, aumenta ainda a produtividade das suas equipas porque deixa de duplicar tarefas de introdução de dados, à posteriori, no sistema. Existindo um PAT do tipo atividade interna (limpeza de bancada, manutenção de ferramenta por exemplo), permite também atribuir tempos internos à empresa.

3. Pesquisa, Seleção e Reserva de Material

A pesquisa de material, ou a reserva de stock é um processo simples. Pode ser realizada por grupo e subgrupos, ou descrição. Tudo executado em modo touch. A aplicação permite que haja total controlo do stock apresentado no sistema e valida se existem as quantidades requisitadas. No final, poderá imputar os artigos selecionados no consumo do PAT (imagem 2). 2 Imagem 2 - Ecrã de pesquisa, Seleção e Reserva de Materiais no SIG Oficinas Com um software para oficinas mecânicas, investe mais tempo no seu core business e menos na administração de toda a oficina. Como resultado, potencia os lucros e identifica as áreas menos eficientes no seu negócio que podem ser otimizadas. Quer ganhar tempo extra e melhorar a forma de trabalhar na sua oficina? Fale connosco, sem compromisso e Contacte-nos e veja como o SIG Oficinas se adapta ao seu estabelecimento.
Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

Artigos Relacionados

Precisa de mais informações?

Portugal 2020