Logotipo Winsig

SIG Oficinas: O Software de Gestão Ideal para Oficinas Mecânicas

2019-04-11

O trabalho numa oficina estende-se para além da reparação de viaturas. Em muitos casos, os proprietários têm em mãos a administração de todo o estabelecimento. Já considerou implementar um software para oficinas mecânicas que ajude a gerir todas as tarefas? Descubra neste artigo as vantagens de um software na gestão da sua oficina e conheça a ferramenta da Winsig desenhada especialmente para o setor.

Qual a importância de um Software para Oficinas Mecânicas?

As oficinas de hoje são espaços modernos, com serviços de qualidade e atenção no atendimento aos clientes. Para além do conhecimento técnico, os proprietários e gestores destes estabelecimentos têm à sua responsabilidade: ? Controlo de stock ? Realização de orçamentos a clientes ? Gestão de viaturas ? Planeamento de manutenção das viaturas ? Ordens de serviço em viaturas ? Agendamento de reparações Com tantas responsabilidades, sente que perde demasiado tempo na gestão do negócio? Ao tornar os serviços mais eficientes, proporciona aos clientes um atendimento de excelência, sem falhas e com maior retorno de investimento. Tanto a nível técnico, como operacional. O seu cliente deve conseguir agendar uma reparação de forma fácil. O ideal é que não existam atrasos nos serviços, por exemplo, por cálculo incorreto do número de peças em stock. Da mesma forma, a direção da oficina deve ter na sua posse todas as informações que permitam identificar zonas no negócio a melhorar. Assim sendo, um software para oficinas tem a grande vantagem de centralizar todas as informações do estabelecimento, relacionadas com: ? Despesas, receitas e monitorização dos custos ? Relação com fornecedores e clientes ? Produtividade dos funcionários e equipas

Resultados práticos ao implementar um Software para Oficinas

Tudo o que envolve o negócio passa a estar concentrado numa única ferramenta. As informações estão seguras e não corre o risco de perder dados vitais à empresa. A redução dos custos e aumento da produtividade da oficina são dos primeiros resultados imediatamente verificados após a implementação do software. Passa a ser possível analisar através de relatórios a eficiência dos trabalhos e o desempenho das equipas. Entre os resultados mais significativos, a sua empresa ganha: ? Integração e monitorização dos dados financeiros ? Controlo de clientes ? Orçamentação mais rápida ? Satisfação dos clientes ? Controlo real de stock ? Histórico de serviço a clientes

SIG Oficinas: Descubra o Software para Oficinas Mecânicas da Winsig

O SIG Oficinas foi desenvolvido com base na plataforma PHC e oferece total controlo touch, o que é imprescindível devido à natureza do trabalho. Apesar de ser uma aplicação completa, ao permitir toda a gestão de todas as atividades de gestão da oficina, é um sistema intuitivo e fácil de utilizar. Mais ainda, exige baixos recursos em termos de infraestrutura e hardware.

Vantagens do SIG Oficinas

Existem soluções informáticas generalistas que se podem adaptar ao trabalho nas oficinas. Já o SIG Oficinas foi construído de raiz e com base no feedback e necessidades reais desta área de negócio tão específico. Esta aplicação oferece-lhe: ? Controlo integral das intervenções em Viaturas, com registo direto e online das horas de intervenções de uma forma simples e integrada. Permite também a suspensão de uma determinada intervenção quando necessário ? Controlo das horas precisas dos tempos gastos por cada técnico ? Requisição de material e reserva de stocks diretamente na Folha de Obra associado ao PAT Vejamos na prática como algumas funcionalidades facilitam o trabalho quotidiano.

3 principais funcionalidades do SIG Oficinas

1. Registo de tempo dinâmico

Passa a ter um maior controlo das horas usadas para cada intervenção. A aplicação permite criar registos de tempo em simultâneo, sem ter que parar o tempo onde está a trabalhar para iniciar outro. Na prática, basta iniciar tempos em intervenção, o sistema parará o tempo da intervenção anterior e iniciará um novo tempo (imagem 1). 1 Imagem 1 - Ecrã de registo de tempo dinâmico no SIG Oficinas

2. Registo de Tempos e Materiais são Imputados Diretamente no PAT

Acabaram-se os registos em papel realizados à mão. Por exemplo, documentos e registos de intervenções nas viaturas ficam disponíveis no sistema e não correm o risco de se perderem. Com esta funcionalidade, aumenta ainda a produtividade das suas equipas porque deixa de duplicar tarefas de introdução de dados, à posteriori, no sistema. Existindo um PAT do tipo atividade interna (limpeza de bancada, manutenção de ferramenta por exemplo), permite também atribuir tempos internos à empresa.

3. Pesquisa, Seleção e Reserva de Material

A pesquisa de material, ou a reserva de stock é um processo simples. Pode ser realizada por grupo e subgrupos, ou descrição. Tudo executado em modo touch. A aplicação permite que haja total controlo do stock apresentado no sistema e valida se existem as quantidades requisitadas. No final, poderá imputar os artigos selecionados no consumo do PAT (imagem 2). 2 Imagem 2 - Ecrã de pesquisa, Seleção e Reserva de Materiais no SIG Oficinas Com um software para oficinas mecânicas, investe mais tempo no seu core business e menos na administração de toda a oficina. Como resultado, potencia os lucros e identifica as áreas menos eficientes no seu negócio que podem ser otimizadas. Quer ganhar tempo extra e melhorar a forma de trabalhar na sua oficina? Fale connosco, sem compromisso e Contacte-nos e veja como o SIG Oficinas se adapta ao seu estabelecimento.
Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Add-ons para PHC

5 Softwares de Gestão para Empresas de Construção Civil

2020-12-21

O cimento é a base de qualquer construção. É a cola que une os diversos materiais. Podemos olhar para os softwares de gestão da mesma forma.  Sem uma ferramenta tecnológica que centralize as informações de cada obra, a...

Soluções PHC

Saiba como Otimizar a Gestão da sua Loja Online (B2B ou B2C)

2020-12-14

O cliente faz uma compra online. Passadas duas semanas ainda não recebeu o artigo em casa. Naturalmente, vai ligar para a empresa (e já não está muito satisfeito).  Depois de algumas conversas, o apoio ao cliente percebe que afinal não existia...

Add-ons para PHC

Gestão de Tesouraria 4.0 - benefícios e softwares inteligentes

2020-12-07

Sabe qual é a liquidez e a autonomia financeira da sua empresa, neste momento? O negócio que gere, seria capaz de sobreviver a quantos meses sem income ou apoios adicionais?  Com uma gestão de tesouraria 4.0 consegue obter estas informações em...

Notícias

Quer Trocar de Parceiro ERP? Saiba o que deve ter em conta

2020-11-26

Um parceiro deve ser um facilitador e a relação entre ambos deve ir além da aquisição do software.  Deve ser um partenaire que rentabiliza o investimento feito, está a par das atualizações legais e fiscais, ofereça...

Add-ons para PHC

Softwares de Gestão para a Indústria - PHC e Add-ons Winsig

2020-11-24

Na Winsig, a inovação é incentivada pelo feedback dos clientes porque são eles que utilizam os sistemas para a gestão das suas empresas, numa base diária.  Neste artigo, reunimos um conjunto de add-ons para PHC para as diferentes...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020