Logotipo Winsig

WIN Oficinas: O Software de Gestão Ideal para Oficinas Mecânicas

2019-04-11

O trabalho numa oficina estende-se para além da reparação de viaturas. Em muitos casos, os proprietários têm em mãos a administração de todo o estabelecimento. Já considerou implementar um software para oficinas mecânicas que ajude a gerir todas as tarefas? Descubra neste artigo as vantagens de um software na gestão da sua oficina e conheça a ferramenta da Winsig desenhada especialmente para o setor.

Qual a importância de um Software para Oficinas Mecânicas?

As oficinas de hoje são espaços modernos, com serviços de qualidade e atenção no atendimento aos clientes. Para além do conhecimento técnico, os proprietários e gestores destes estabelecimentos têm à sua responsabilidade: ? Controlo de stock ? Realização de orçamentos a clientes ? Gestão de viaturas ? Planeamento de manutenção das viaturas ? Ordens de serviço em viaturas ? Agendamento de reparações Com tantas responsabilidades, sente que perde demasiado tempo na gestão do negócio? Ao tornar os serviços mais eficientes, proporciona aos clientes um atendimento de excelência, sem falhas e com maior retorno de investimento. Tanto a nível técnico, como operacional. O seu cliente deve conseguir agendar uma reparação de forma fácil. O ideal é que não existam atrasos nos serviços, por exemplo, por cálculo incorreto do número de peças em stock. Da mesma forma, a direção da oficina deve ter na sua posse todas as informações que permitam identificar zonas no negócio a melhorar. Assim sendo, um software para oficinas tem a grande vantagem de centralizar todas as informações do estabelecimento, relacionadas com: ? Despesas, receitas e monitorização dos custos ? Relação com fornecedores e clientes ? Produtividade dos funcionários e equipas

Resultados práticos ao implementar um Software para Oficinas

Tudo o que envolve o negócio passa a estar concentrado numa única ferramenta. As informações estão seguras e não corre o risco de perder dados vitais à empresa. A redução dos custos e aumento da produtividade da oficina são dos primeiros resultados imediatamente verificados após a implementação do software. Passa a ser possível analisar através de relatórios a eficiência dos trabalhos e o desempenho das equipas. Entre os resultados mais significativos, a sua empresa ganha: ? Integração e monitorização dos dados financeiros ? Controlo de clientes ? Orçamentação mais rápida ? Satisfação dos clientes ? Controlo real de stock ? Histórico de serviço a clientes

WIN Oficinas: Descubra o Software para Oficinas Mecânicas da Winsig

O WIN Oficinas foi desenvolvido com base na plataforma PHC e oferece total controlo touch, o que é imprescindível devido à natureza do trabalho. Apesar de ser uma aplicação completa, ao permitir toda a gestão de todas as atividades de gestão da oficina, é um sistema intuitivo e fácil de utilizar. Mais ainda, exige baixos recursos em termos de infraestrutura e hardware.

Vantagens do WIN Oficinas

Existem soluções informáticas generalistas que se podem adaptar ao trabalho nas oficinas. Já o WIN Oficinas foi construído de raiz e com base no feedback e necessidades reais desta área de negócio tão específico. Esta aplicação oferece-lhe: ? Controlo integral das intervenções em Viaturas, com registo direto e online das horas de intervenções de uma forma simples e integrada. Permite também a suspensão de uma determinada intervenção quando necessário ? Controlo das horas precisas dos tempos gastos por cada técnico ? Requisição de material e reserva de stocks diretamente na Folha de Obra associado ao PAT Vejamos na prática como algumas funcionalidades facilitam o trabalho quotidiano.

3 principais funcionalidades do WIN Oficinas

1. Registo de tempo dinâmico

Passa a ter um maior controlo das horas usadas para cada intervenção. A aplicação permite criar registos de tempo em simultâneo, sem ter que parar o tempo onde está a trabalhar para iniciar outro. Na prática, basta iniciar tempos em intervenção, o sistema parará o tempo da intervenção anterior e iniciará um novo tempo (imagem 1). 1 Imagem 1 - Ecrã de registo de tempo dinâmico no WIN Oficinas

2. Registo de Tempos e Materiais são Imputados Diretamente no PAT

Acabaram-se os registos em papel realizados à mão. Por exemplo, documentos e registos de intervenções nas viaturas ficam disponíveis no sistema e não correm o risco de se perderem. Com esta funcionalidade, aumenta ainda a produtividade das suas equipas porque deixa de duplicar tarefas de introdução de dados, à posteriori, no sistema. Existindo um PAT do tipo atividade interna (limpeza de bancada, manutenção de ferramenta por exemplo), permite também atribuir tempos internos à empresa.

3. Pesquisa, Seleção e Reserva de Material

A pesquisa de material, ou a reserva de stock é um processo simples. Pode ser realizada por grupo e subgrupos, ou descrição. Tudo executado em modo touch. A aplicação permite que haja total controlo do stock apresentado no sistema e valida se existem as quantidades requisitadas. No final, poderá imputar os artigos selecionados no consumo do PAT (imagem 2). 2 Imagem 2 - Ecrã de pesquisa, Seleção e Reserva de Materiais no WIN Oficinas Com um software para oficinas mecânicas, investe mais tempo no seu core business e menos na administração de toda a oficina. Como resultado, potencia os lucros e identifica as áreas menos eficientes no seu negócio que podem ser otimizadas. Quer ganhar tempo extra e melhorar a forma de trabalhar na sua oficina? Fale connosco, sem compromisso e Contacte-nos e veja como o WIN Oficinas se adapta ao seu estabelecimento.

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Integração Infraspeak x Winsig: Como Funciona?

2024-04-22

Enquanto parceira da Infraspeak, a Winsig passou a oferecer aos seus clientes um nível nunca experimentado de controlo sobre as operações de facility management e manutenção. Descubra como as elevadas capacidades da Infraspeak — uma Plataforma...

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020