Logotipo Winsig

A sua empresa é sustentável? Saiba o quanto é importante

2018-09-20

A sua empresa é sustentável? Em muitos casos, a resposta exige alguma reflexão e gera outras questões, porque a sustentabilidade empresarial mede-se com base em indicadores económicos, ambientais e sociais. O ideal é existir um perfeito alinhamento destes 3 fatores. O resultado será uma organização economicamente viável, que vai ao encontro das preocupações ambientais e tem na sua força de trabalho colaboradores satisfeitos.

Sustentabilidade empresarial económica

O objetivo maior de qualquer negócio é gerar receitas. Para produzir rendimentos é necessária uma gestão cuidada dos recursos da organização e decisões empresariais corretas que acelerem os negócios.

Os Principais Indicadores de sustentabilidade económica

Há indicadores que permitem que qualquer empresa analise o seu grau de sustentabilidade. Vejamos alguns desses indicadores sugeridos pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação: ? Fundo de maneio ? Endividamento e estrutura de endividamento ? Volume de negócios ? Rentabilidade líquida e operacional de vendas ? Liquidez geral e reduzida ? Passivo ? Rentabilidade de Capitais Próprios ? EBITDA ? Valor Acrescentado Bruto Através de um software de gestão personalizado, é possível às empresas monitorizarem estes indicadores e planearem, de forma consciente, ações com vista a melhorar o seu desempenho e a sua sustentabilidade empresarial.

Sustentabilidade é produtividade

A gestão mais inteligente dos recursos da empresa passa, sobretudo, pelo controlo das operações de forma rigorosa, procurando otimizar os processos sempre que possível. Um ERP (Enterprise Resource Planning) tem o potencial de economizar os custos da empresa ao automatizar os processos, fornecer reports financeiros e outras análises que permitam decidir de forma consciente e orientada à sustentabilidade empresarial. Ter estes dados disponíveis de forma rápida e completa, facilita a gestão das operações. Acima de tudo, permite medir e avaliar a ?saúde? da sua empresa.

Sustentabilidade Ambiental

A sustentabilidade ambiental traduz-se no esforço das organizações para minimizarem os impactos ambientais negativos decorrentes da sua atividade. Encontrar alternativas menos poluentes e mais inovadoras oferece também às empresas a capacidade de enfrentar, por exemplo, um cenário de escassez de matérias-primas, ou aumento dos custos de determinado produto.

Indicadores de sustentabilidade empresarial para medir impacto ambiental

As boas práticas devem ser incluídas em toda a estrutura das organizações. Relacionam-se também com a produção e consumo sustentáveis. Falamos desde da gestão simples dos gastos com água e eletricidade, à reciclagem ou gestão de matérias-primas. Vejamos alguns indicadores que contribuem para a sustentabilidade ambiental: ? Qualidade do Produto ? Ciclo de vida do produto ? Saúde Ambiental ? Quantidade de água e energia consumidas ? Emissão de CO2 ? Transporte ? Resíduos e Reciclagem Na área de pegada ambiental, é importante a preocupação das empresas com a reciclagem dos resíduos que produzem e o seu transporte. Atualmente há obrigações legais para que as empresas garantam a conformidade com os requisitos exigidos pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Para dar resposta a esta necessidade, o Software PHC CS tem a certificação e-GAR, com a emissão eletrónica das respetivas guias, facilitando o cumprimento destas obrigações de uma forma simples e automática.

Importância da Sustentabilidade Social para uma empresa

Por último, mas não menos importante, está a componente humana. A sustentabilidade social não se refere apenas à satisfação dos colaboradores internos, clientes ou fornecedores com quem a organização trabalha. Da mesma forma, é necessário garantir uma relação saudável e sustentável com a comunidade local.

Indicadores de sustentabilidade social

Melhorar os indicadores sociais passa por investir nos profissionais que trabalham na empresa, oferecendo benefícios e oportunidades de progressão. Com as soluções PHC CS na área de recursos humanos, encontrará a solução à medida da sua empresa, tanto na gestão dos colaboradores, bem como na formação e progressão de carreiras. A criação de programas de apoio à comunidade e ações de voluntariado, a medição do grau de satisfação dos colaboradores e o número de postos de trabalho criados, entre outros indicadores, medem o grau de sustentabilidade social de uma empresa. Agora, depois destas explicações, regressemos à pergunta inicial: a sua empresa é sustentável? Fale com a Winsig e descubra os softwares de gestão que lhe permitem medir e avaliar os indicadores de sustentabilidade da sua empresa.
Nuno Archer

Nuno Archer

CEO da Winsig

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

Artigos Relacionados

Precisa de mais informações?

Portugal 2020