Logotipo Winsig

5 grandes Gestores de Empresas e os seus Casos de Sucesso

2019-06-28

A gestão de empresas é feita por homens e mulheres com uma visão clara dos objetivos de negócio. Mas entre eles, há profissionais que se destacam pelas conquistas alcançadas.

Falamos de empreendedores e gestores que conseguiram transformar as ideias em negócios de sucesso. E todos têm um denominador em comum: criaram projetos que foram ao encontro das necessidades dos seus clientes. Descubra 5 exemplos de grandes gestores e o seu percurso até ao êxito profissional.

Personalidades que elevaram a Gestão de Empresas a um outro nível

1. Jeff Bezos - Amazon

Jeff Bezos, fundador da Amazon Jeff Bezos fundou a Amazon numa altura em que a internet e o comércio eletrónico estavam longe de atingir o sucesso atual. No início da década de 90 havia ainda muitas dúvidas quanto ao potencial e ao futuro da World Wide Web. Bezos ignorou as tendências mais pessimistas e arriscou. O fundador e CEO da Amazon diz que há 2 elementos que fazem toda a diferença: ? Qualidade no atendimento aos clientes ? Qualidade dos produtos e serviços Para garantir estes níveis de excelência, Bezos investiu em tecnologia e inovação. Entre os conselhos que dá aos seus pares, incluem-se: ? Ser obsessivo com os clientes e não com a concorrência ? Fazer com que os empregados pensem como gestores ou donos do negócio Bezos é um líder que não tolera incompetências. Receber um e-mail deste gestor com uma reclamação de um cliente é motivo para inquietação entre os colaboradores. A verdade é que foi na garagem da sua casa que começou um negócio avaliado em milhares de milhões de euros.

2. Sheryl Sandberg - Facebook

Sheryl Sandberg, COO do Facebook A chefe de operações do Facebook é o braço direito de Mark Zuckerberg e tem uma das tarefas mais exigentes enquanto gestora de empresas. Sandberg é responsável por capitalizar a empresa, ao mesmo tempo que mantém os utilizadores satisfeitos. Vejamos alguns dos conselhos que oferece aos gestores: ? Construa, meça e aprenda o mais rápido possível ? Concentre-se nos clientes atuais ? Promova uma cultura de constante feedback em todos os níveis do seu negócio Sandberg foi a primeira mulher eleita para o conselho de administração do Facebook, em 2008. Antes, teve outros cargos de gestão importantes. Foi Vice-Presidente das operações de vendas online de produtos na Google.

3. Elon Musk ? Tesla e SpaceX

Elon Musk, CEO da Tesla Motors e da SpaceX Tesla é a primeira palavra que vem à mente quando se fala de Elon Musk. Mas há também a SpaceX que tem assumido protagonismo nos últimos anos. O bilionário nascido na África do Sul é um dos empreendedores e gestores mais fascinantes e irreverentes. Vejamos algumas das lições que norteiam a gestão dos seus negócios: ? Se tiver que mudar, mude a estratégia, nunca o objetivo ? Grandes empresas são construídas com base em grandes produtos ? Faça diferente e ofereça mais valor aos clientes ? Assuma riscos e aceite os falhanços Musk teve a sua quota-parte de contrariedades. Esteve em risco de perder a Tesla e a SpaceX. Mas no último minuto, obteve investimentos externos que permitiram continuar a sua atividade com bons resultados.

4. Howard Schultz - Starbucks

Howard Schultz, Ex-CEO da Starbucks Schultz nasceu numa família pobre. Mais tarde ganhou uma bolsa de desporto numa universidade americana. Trabalhou no setor das vendas até passar a gerir uma das empresas mais famosas do mundo: a Starbucks. O empresário americano foi presidente e diretor executivo da Starbucks de 1986 a 2000, de 2008 a 2017 e, por fim, Presidente Executivo de 2017 a 2018. O seu estilo de gestão tornou a marca um verdadeiro fenómeno, com mais de 23.000 localizações. Schultz revolucionou a indústria e o consumo de café ao ponto de os clientes não se importem de pagar cerca de 3? por um Café Latte. O seu êxito teve por base alguns princípios, como: ? Não ter receio de fazer perguntas aos clientes ? Conhecer os seus consumidores, mas também os funcionário ? Procurar sempre formas de ser inovador (a empresa foi das primeiras a oferecer wi-fi aos clientes nas suas lojas) O gestor e empresário tem grandes ambições e é apontado como um possível candidato para as próximas eleições presidenciais americanas.

5. Reed Hastings - Netflix

Reed Hastings, CEO da Netflix A Netflix é uma empresa disruptiva. Mudou a forma como as pessoas consomem televisão e, mais importante, o que veem no ecrã. Reed Hastings admite que a definição clara de uma estratégia e a aposta na tecnologia são dois dos pilares que permitiram construir uma marca que vale cerca de 23 mil milhões de euros. O gestor segue alguns princípios: ? Toma poucas decisões, mas baseadas em dados concretos ? Estimula uma cultura participativa nos escritórios e incentiva a partilha de ideias ? Promove o debate entre os colaboradores Com esta filosofia, o fundador da Netflix passou a dominar o mercado do entretenimento e superou a The Walt Disney em valor de mercado.

Torne a gestão da sua empresa um caso de sucesso

Todos estes gestores mantiveram o foco nas necessidades dos clientes e na inovação do próprio negócio. Neste ponto, é essencial a qualquer empresa ter as ferramentas certas. Por exemplo, um CRM que ofereça informações sobre os clientes ou uma loja online que facilite o ato da compra e exposição dos produtos e serviços. Invista em soluções tecnológicas que coloquem a sua empresa na rota do sucesso. Fale com a Winsig e melhore a gestão do seu negócio.
Nuno Archer

Nuno Archer

CEO

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Casos de Sucesso

Plastifa, um caminho de crescimento e inovação

2024-02-26

  A Plastifa teve um início modesto, com apenas duas máquinas de injeção, mas a qualidade dos produtos e a visão de futuro de Manuel Carvalho, diretor-geral, elevou o nome da empresa nos mercados nacionais e internacionais. Conheça a...

Casos de Sucesso

Grupo GR360 Flooring Systems: Gestão sólida e otimizada

2024-02-16

O grupo GR360 Flooring Systems iniciou a sua atividade em 1999 e é composto, atualmente, por nove empresas que se dedicam à engenharia e desenvolvimento de sistemas de pavimentos industriais e à sua manutenção preventiva. Trabalham em várias...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020