Competências Profissionais e Distinções Winsig

Induma Aumenta Produtividade com Menos Custos Operacionais

Com uma solução modular, a Induma alcançou melhores resultados ao nível da gestão dos processos de faturação, inventário e gestão documental. A implementação do software PHC Enterprise permitiu aumentar a produtividade em cerca de 63%. Próximo passo inclui investimento semelhante para a unidade de Moçambique.

Pedido de informação

O Desafio

Depois de uma década de utilização, o software de faturação usado pela Induma, representante de marcas de equipamentos industriais, apresentava claras limitações e impedia a empresa de crescer e progredir o seu negócio.

O software utilizado estava obsoleto, limitava a partilha de informação entre utilizadores e não permitia um controlo efetivo dos processos de faturação, inventário e gestão documental. A empresa procurava uma solução de continuidade, fiável e com capacidade de evolução. O que fazer? Manter a solução e investir para contornar as dificuldades que apresentava, ou optar por um produto de raiz, modular, dinâmico, que acompanhasse a evolução da empresa?

A empresa decidiu avançar com uma solução de raiz e lançou o desafio à Winsig. Este desafio consistia em desenvolver um programa que oferecesse uma solução base, totalmente feita à medida do representante de marcas de equipamentos industriais e das suas necessidades atuais. E com capacidade modular para futuros desenvolvimentos.

Pedido de informação

A Solução

A solução passaria por instalar um novo sistema, que valorizasse a componente da assistência técnica e fosse capaz de migrar a base de dados existente e os clientes ativos para uma nova solução. Tudo isto sem colocar em causa o normal funcionamento da empresa, nomeadamente as ações de faturação e fornecimentos. Optou-se por uma solução PHC Enterprise modular.

No caso da Induma, foram implementados os módulos de Controlo Documental, Pessoal, Frota, Contabilidade, Imobilizado, Gestão, Qualidade, Logística, Equipamentos, Suporte, XL e Servidor. A gama PHC Enterprise foi a solução que mais agradou à empresa, pois é a mais completa e integrada para gerir os processos de quase 500 clientes ativos.

Na opinião de João Abrantes, engenheiro da Induma, "Especificamente esta solução permite um melhor controlo dos processos de consulta / venda / pós-venda, um seguimento mais próximo da realidade do cliente da Induma, um melhor controlo de inventário e poupanças a nível de despesas com serviços de suporte, como por exemplo Contabilidade. A implementação do módulo Contabilidade e do módulo Imobilizado permitiu poupanças em termos de custos com empresas externas de cerca de 60%. Além disso, o PHC Enterprise originou um acesso mais rápido a informação de gestão, com possibilidade de tomada mais rápida de decisão".

Pedido de informação

Os Resultados

O ERP PHC Enterprise trouxe um notório aumento de produtividade, de cerca de 63%, o que conduziu a um acréscimo de faturação, na ordem dos 30%. Já falando de falhas e perdas (stock e erros de faturação) houve um recuo de 45%. Números que falam por si! Menos mensurável, mas motivador para toda a equipa, foi o aumento da confiança na gestão de processos. A Winsig tem sido responsável pela implementação de vários módulos, tendo herdado o processo que começou a ser delineado com uma outra empresa.

O parceiro Winsig, que acompanha o cliente há mais de cinco anos, tem assumido a missão de prestar formação aos colaboradores, assistência técnica e adaptação do software de faturação às novas necessidades da Induma.

A instalação do PHC Enterprise permitiu à Induma gerir os seus processos de forma integrada com o Outlook e Excel, dando assim resposta mais rápida às solicitações dos clientes. Os resultados são tão animadores que a Induma, que se encontra em fase de internacionalização, prepara-se para implementar a mesma solução PHC na unidade de Moçambique, recentemente criada, em conjunto com a Winsig.

Pedido de informação

“A implementação do software de gestão PHC, com os módulos adquiridos pela Induma, permitiu uma melhoria substancial da produtividade, otimização de recursos, libertação de Recursos Humanos para outras tarefas mais criativas e poupanças substanciais em termos operativos (consequência direta da melhoria de produtividade).”

João Abrantes (Gerente), Induma