Competências Profissionais e Distinções Winsig

Sumol+Compal com Novo Portal B2B

O novo portal B2B, implementado pela equipa web da Winsig, representa um importante canal de vendas e de interação com os clientes nacionais e internacionais da Sumol+Compal, disponível 24h / dia. As vertentes de usabilidade e de comunicação mereceram especial atenção e foram bastante potenciadas, face à anterior solução existente.

Pedido de informação

O Desafio

A Sumol+Compal, a maior empresa de bebidas não alcoólicas em Portugal, precisava implementar um novo portal B2B (Business to Business) em substituição de outro desenvolvido há vários anos, que apresentava limitações na sua evolução face aos novos objetivos de negócio da companhia.

O processo de consulta ao mercado envolveu diversos fornecedores, pois a Sumol+Compal pretendia selecionar um parceiro com experiência comprovada na implementação deste tipo de soluções, assente numa plataforma de loja online e gestão de conteúdos pré-configurada (proprietária ou não).

A equipa web da Winsig foi uma das entidades identificadas, decorrente da sua reputação no mercado. A solução apresentada foi, na perspetiva da Sumol+Compal a mais equilibrada - considerando os aspetos técnicos, de calendarização e custo - reforçada pelo conhecimento de negócio e dos processos de lojas on-line demonstrado pelos seus colaboradores.

Pedido de informação

A Solução

As necessidades da Sumol+Compal foram respondidas através da implementação de um portal B2B que disponibiliza as funcionalidades transacionais clássicas (registo de encomendas e devoluções) e de consulta de informação de natureza diversa. As vertentes de usabilidade e de comunicação foram igualmente potenciadas, face à anterior solução.

O portal pode ser utilizado por todos os clientes da Sumol+Compal, de qualquer tipologia, no mercado Nacional ou Internacional.

A fase de implementação teve a duração de dois meses e envolveu 3 colaboradores da Winsig nas áreas de design, implementação, testes e arranque. Os requisitos de negócio foram previamente definidos com as áreas relevantes da empresa - vendas, financeira, logística, marketing - e o departamento de sistemas de informação da Sumol+Compal assegurou a gestão e acompanhamento do projeto através de um colaborador.

Principais Funcionalidades do novo Portal B2B:

• Integração com ERP.
• Área de cliente.
• Regras de preço e filtragem de produtos / conteúdos.
• Catálogo com diferentes tipos de filtragem (marca, sabor, tipo de embalagem, entre outros).
• Devolução de vasilhame.
• Agendamento de entregas / recolhas.
• Lista de produtos favoritos.

Pedido de informação

Os Resultados

O portal B2B disponibiliza aos clientes da Sumol+Compal um conjunto de funcionalidades, contribuindo por isso para consolidar a relação comercial entre ambos. É sobretudo um novo canal de vendas, disponível 24h / dia. Esta Loja Online B2B proporciona ainda elevada redução no custo de cada transação, aumentando simultaneamente a eficácia e a satisfação dos clientes.

O projeto teve início em maio de 2013 e desde essa data foram desenvolvidas novas funcionalidades na loja online, em colaboração com a equipa web da Winsig.

O desenvolvimento do portal B2B tenderá a acompanhar e incorporar a dinâmica comercial e de negócio da Sumol+Compal, em colaboração próxima com a Winsig.

Pedido de informação

“Consideramos que o projeto desenvolvido alcançou os objetivos definidos e, mais importante, que contamos com um parceiro de confiança para os novos desafios na área da web. A (re)conhecida experiência da equipa web da Winsig no mercado, reforçada pelo conhecimento de negócio e dos processos de lojas on-line, foram fatores preponderantes para a sua escolha.”

Miguel Paulino (Direção de Sistemas de Informação), Sumol+Compal