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Casos de Sucesso / Pitney Bowes Portugal

Pitney Bowes Portugal melhora serviço ao cliente com apoio da Winsig

A implementação do Módulo Suporte do Software PHC aliada ao serviço de consultoria da Winsig aumentou a produtividade interna e a satisfação dos clientes da Pitney Bowes Portugal, permitindo agilizar, controlar e aceder a informação fiável a partir de uma única plataforma.

O Desafio

Como referência mundial na área de soluções para a gestão de correio e documentos, a Pitney Bowes Portugal necessitava de gerir eficazmente a sua base de contratos e equipamentos instalados, nomeadamente:

• Identificar os clientes com contratos e as extensões de garantia, sempre que um pedido de assistência chegava às instalações;
• Analisar a validade dos contratos;
• Ter uma base fiável de todos os equipamentos instalados e respetiva localização;
• Gerir a agenda da equipa técnica;
• Controlar os pedidos em carteira.

A empresa já utilizava uma solução para a área de Suporte, mas de forma desintegrada de todas as outras, nomeadamente a base de clientes. Paralelamente, o acompanhamento dos contratos e a agenda eram trabalhados em ficheiros excel. Por fim, as instalações dos equipamentos eram efetuadas sem intervalos definidos e completamente dependentes da disponibilidade da equipa.

Tendo em conta estes desafios, a criticidade do serviço pós-venda para a satisfação e fidelização dos clientes, e as boas referências sobre a Winsig, a Pitney Bowes Portugal não teve dúvidas em avançar com o projeto.

A Solução

Para responder às necessidades identificadas, a Winsig implementou o módulo Suporte da PHC potenciando todas as suas funcionalidades para Gestão de Equipamentos, Instalações, Agenda e PATs:

Definição de regras - As instalações passaram a ser efetuadas no momento da faturação, não sendo possível a emissão da fatura sem que a instalação esteja finalizada.
Faturação de contratos - Foram desenvolvidos mapas à medida para identificar os contratos a faturar em cada mês.
Utilização - Agenda para marcações.
Desenvolvimento - Mapas de contabilização de receitas (eliminando os ficheiros excel), campos específicos para identificar o tipo de entrada dos pedidos (telefone, fax, email), funcionalidade que permite identificar de imediato os pedidos que se encontram em carteira.
Gestão - Gestão total dos pedidos, permitindo obter métricas específicas para avaliação da área técnica.

O trabalho que a Winsig tem desempenhado, a sua experiência e a constante disponibilidade foram fatores fundamentais para o sucesso deste projeto. Estamos muito satisfeitos com a Winsig uma vez que, para além de responder em tempo útil, tem-nos ajudado a encontrar as soluções mais fiáveis, práticas e que melhor se adequam às nossas necessidades a cada momento.
Emília Solas, Finance Controller - Pitney Bowes Portugal

Os Resultados

A implementação do Módulo Suporte do Software PHC aumentou a produtividade interna e a satisfação dos clientes da Pitney Bowes Portugal. Permitiu ainda agilizar, organizar e aceder a informação fiável, numa única plataforma integrada e não dispersa por ficheiros excel propensos a erros e consumidores de muito trabalho manual.

Futuramente, a estratégia da Pitney Bowes Portugal passa por explorar todas as mais-valias do PHC Advanced, desenvolvendo funcionalidades, mapas e outras métricas necessárias à atividade diária da empresa.

A trabalhar com a equipa da Winsig desde novembro de 2009, a empresa tem atualmente adjudicado um serviço de acompanhamento regular e personalizado, que vai continuar em desenvolvimento durante 2013.
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